Olá pessoal, essa postagem vai ser um pouco diferente do que geralmente faço. Será uma retrospectiva do que ocorreu nesse 2018. Como eu sou eu, e o canal no YouTube e esse blog fazem parte de mim, e uma parte da qual eu coloco muito do meu esforço de trabalho, vai ser uma retrospectiva um tanto quanto pessoal. Talvez seja legal para você que não me conhece ou começou a acompanhar meu trabalho agora. 2018 foi um ano e tanto, muitas atividades, trabalhos e mudanças. Vamos lá!
Janeiro – Fevereiro
Em Janeiro em comecei a trabalhar no Kernel da Raspberry Pi, para fins de estudo mesmo. Daí achei uma oportunidade de aplicar uma nova feature ao driver de pinctrl (pin controll) da família de processadores Broadcom BCM283x. Em fevereiro enviei meu primeiro patch para a lista de e-mail do Kernel Linux: https://lkml.org/lkml/2018/2/22/699
Março – Abril – Maio
Desde o primeiro e-mail enviado para a lista do Kernel Linux, foram mais 3 meses de revisão. Após 7 revisões em conjunto com os mantenedores, o que seria um patch viraram 5 patchs. Em Maio os patchs foram aplicadas a árvore GIT oficial do Kernel Linux: https://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/torvalds/linux.git/log/?qt=author&q=Matheus+Castello
Foi em Maio também que conheci a Roduino, o Arduino standalone faça você mesmo. Trabalho muito bacana do Rodrigo Costa da Eletrônica para Todos. Adquiri uma Roduino v2 pelo site e fiz um vídeo mostrando a montagem da placa:
Junho
Em Junho em upei o vídeo do canal com mais visualizações durante esse ano de 2018. A dica de utilização do Visual Code com o plugin do PlatformIO para melhor organizar projetos com Arduino:
Também em Junho colocamos a Roduino pra funcionar em um projeto de “Shield Osciloscópio” faça você mesmo. Projetei a primeira shield para o Roduino v2, para encaixar uma pequena tela LCD e expor as portas analógicas :
Julho
Em Julho estive na FISL (Forum Internacional de Software Livre) nas terras gélidas de Porto Alegre – RS, pelo instituto de pesquisa SIDIA, aonde trabalhava. Foi um evento bacana com gente grande do software livre, como Red Hat, Open Suse e etc. Estive palestrando no evento, falando sobre o Pin Control subsystem do Kernel linux:
Segue o link dos slides da palestra: https://speakerdeck.com/microhobby/kernel-linux-pin-control-subsystem
Agosto
Agosto foi um mês agitado. Comecei a abordar Linux Embarcado no canal, upei um vídeo mostrando todo o processo de Boot do Linux para o Raspberry Pi, processo esse que é bem parecido para todos os sistemas embarcados que utilizam processadores com arquitetura ARM:
Nos dias 25 e 26 de agosto estive na Linux Developer Conference Brazil 2018, pelo SIDIA. Palestrei sobre os patchs que trabalhei do driver de pin control dos BCM283x que foram incluídos no Kernel Linux. Slides da palestra: https://speakerdeck.com/microhobby/generic-pin-configuration-pin-control-subsystem
Foi em Agosto que tive que tomar as decisões mais difíceis do ano. Como eu já mencionei acima eu trabalhava no SIDIA, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento fundado pela Samsung em Manaus. Um lugar muito bacana para se trabalhar, só conheci gente fera trabalhando no SIDIA. Um salve para o time “System Crocs”, a fileira de baias da onde sentava a regra era clara só entrava de Crocs:
Lá eu trabalhava diretamente com o Kernel Linux que ia embarcado nos celulares Samsung que são vendidos na America Latina. Era muito gratificante saber que seu trabalho estava nas mãos de milhões de pessoas. Mas por razões de destinos da vida eu tive que deixar Manaus e consequentemente o SIDIA. Foi muito difícil ter que tomar essa decisão, tenho saudades dos meus companheiros e do trabalho no SIDIA. Foram 3 anos de muito aprendizado:
Fotinha durante a “despedida”.
Setembro
Em Setembro participei da Segunda Noite de IoT, Meetup da FCamara em São Paulo. Conversei com o pessoal sobre os prós e contras da utilização do Android Things e de Linux Embarcado. Slides: https://speakerdeck.com/microhobby/para-seu-proximo-projeto-iot-android-things-ou-linux-embarcado
Outubro
Em outubro eu já estava de volta à casa, com minha família no Sul de Minas, cidade de Varginha. Isso a cidade do ET. Upei o vídeo sobre o processo de desenvolvimento do Kernel Linux. Mostrando como o código do colaborador chega até ao Linus Torvalds o criador do Linux:
Também em Agosto montei o meu “Monitor de Consumo” faça você mesmo, baseado em um ATTiny85:
No SIDIA tínhamos ferramentas de última geração, e bem caras diga-se de passagem, para acompanhar consumo de energia dos dispositivos embarcados. Sem dinheiro para uma solução de ponta e sentindo falta de um analisador de consumo montei o meu mesmo com as peças que tinha acesso. O resultado foi bem bacana e já quebra uma “árvore” nas minhas analises.
Novembro
Novembro foi o mês mais agitado. Consegui duas placas novas e fiz vídeos sobre as duas. Primeiro a nova versão do Raspberry Pi o 3B+. Fiz um vídeo com algumas comparações de performance com seu antecessor o Pi 3B:
E ainda por sorte, a vida é assim né as vezes tira as vezes dá, consegui uma HiFive1 da SiFive. A primeira placa de desenvolvimento compatível com Arduino com processador open-core RISC-V:
Estava namorando essa placa desde o ano passado quando fiquei sabendo do seu programa de crowdfunding. Mas por causa do dólar, mais taxa de importação, mais frete não me davam condições de compra-la. Até que um amigo meu foi fazer uma business trip nos EUA e me perguntou “na humilde” se queria que ele trouxesse algo dos EUA. Frete free sem taxa de importação, sucesso! Salve pro Lorenzo.
Também em Novembro tive a oportunidade de estar no escritório da Google Brasil em São Paulo aonde rolou o Meetup da comunidade JSSP. Conversei com o pessoal sobre as possibilidades de utilizar JavaScript em sistemas embarcados e aplicações de IoT:
A palestra foi gravada pela Blue Soft e eu também upei ela com os slides nesse vídeo:
Acabou Jessica? Não, ainda não acabou Novembro. Pra fechar com chave de ouro rolou aqui em Varginha, é a cidade do ET, o Google Developers Group Dev Fest Sul de Minas. Onde tive a oportunidade de ministrar a oficina de Linux Embarcado com Raspberry Pi:
Dezembro
O último mês do ano foi mais suave. Tive a brilhante ideia, ou não, de portar o Espruino para o HiFive1. Foram duas semanas de aprendizado intenso sobre o FE310, MCU RISC-V da SiFive. O resultado do port eu mostrei no vídeo:
MicroHobby chegando aonde nunca ninguém chegou, fui o primeiro a rodar o Espruino em um RISC-V. Esse também foi o primeiro vídeo do canal que tentei em inglês, já que o HiFive é mais popular fora do Brasil, e eu espero que a comunidade que utiliza o chip FE310 se beneficie do Espruino nessa belezinha open-core.
Agora entrando no clima de festas e Natal fiz o projeto do “Tapete Natalino IoT”:
Esse projeto foi bem bacana, já estava planejando ele desde o ano passado. Comprei o tapete com Papai Noel e Renas exclusivamente, isso no dia 22 de dezembro, foi difícil achar esse maldito tapete. Mas no fim deu tudo certo e o resultado você pode conferir no vídeo.
Canal YouTube – MicroHobby
Já tenho o canal faz alguns anos, fazia upload de alguns projetos que fazia na faculdade nele. Mas em 2018 decidi dar uma atenção maior e upar vídeos com mais frequência, também “profissionalizando” a bagaça com elaboração de roteiro, edição de vídeo, artes pro canal e thumbnails mais elaboradas. Cuidar do canal durante esse ano foi um aprendizado muito bacana.
Em 2018, entre Janeiro e Dezembro, o canal teve +274 inscrições. Hoje estamos com 340 inscritos, ou seja mais de 80% dos inscritos se inscreveram durante esse ano. O canal teve um total de 5575 visualizações e mais de 300 horas assistidas:
São números bem modestos, mas como comecei a trabalhar de verdade no canal somente durante esse ano, estou feliz com esses resultados e espero que em 2019 sejam melhores ainda. Se não for inscrito se inscreva: https://www.youtube.com/microhobbybrasil.
Planos para 2019
2019 já está chegando, resolvi escrever essa retrospectiva na véspera 30/12/2012. Estou com vários projetos e ideias novas para o canal, treinamentos e meetups. Ah e em Fevereiro vou estar na Campus Party.
Também estou sempre compartilhando as novidade nas minhas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/castellomatheus
Instagram: https://www.instagram.com/microhobby/
E se quiser também fique a vontade de me mandar um e-mail: matheus@castello.eng.br
Se você está lendo isso, e chegou até o fim dessa retrospectiva sem dormir, eu lhe agradeço de coração o apoio. Lhe desejo um 2019 cheio de sucessos! Abraços!
Matheus Castello