E lá se vai mais um ano, 2019 está acabando. E que ano meus amigos, que ano! No final do ano passado fiz um post com a retrospectiva de 2018 e foi, ao meu ver, um exercício legal. Olhar pra trás, ver o que deu certo e o que deu errado, sempre aprendemos bastante com nossos erros, e também ficar feliz de rever as vitórias e conquistas do ano.
No vídeo acima eu coloquei os destaques do ano, que está aqui em baixo no resumo. Mas aqui no blog, depois do resumo, eu vou seguir o mesmo modelo do ano passado, seguindo os destaques mês a mês. Ficou um pouco grande. Mas faz parte do exercício. Vamos lá!
Resumão
Mais sobre 2019:
- Visualizações de Não Inscritos
- 20.655 / 89.5%
- Visualizações de Inscritos
- 2.431 / 10.5%
- Vídeos Com Mais Visualizações
- Programando Arduino Com Visual Studio Code
- Compilei o Novo Terminal do Windows – E olha no que deu
- Inicializando sua Aplicação durante o Boot – Raspberry Pi
- Para que Servem os Pinos ICSP do Arduino?
- Review Portas Lógicas
Janeiro – Fevereiro
A ano de 2019 já começou com muitas mudanças e desafios. Comecei em um novo emprego, já na segunda semana de Janeiro, na Toradex. Então tive que me mudar de Varginha-MG para Valinhos-SP. Pessoalmente foram os dois meses mais difíceis para mim. Primeiro pela mudança, segundo, que quem me conhece mais de perto sabe, que eu não tenho uma saúde lá muito boa. Tenho algumas condições de saúde crônicas que de vez em quando entram em crise, e tive uma crise no final de Janeiro. Passei 5 dias internado, em uma cidade “nova” para mim. Agradeço ao time da Toradex Brasil, que me acolheu muito bem nesse começo, o que me ajudou bastante na recuperação.
Bom, mas tirando o que deu ruim, teve coisa boa também. Foi em Fevereiro que tive a oportunidade de palestrar no maior evento de tecnologia do Brasil:
Eu estava super ansioso, como você pode conferir no vídeo, e durante a palestra a minha demo não queria conectar na serial, momentos de tensão. Mas no final tudo ocorreu bem e foi uma experiência sensacional. Ahh, e como já virou tradição, em palestras minhas que falo de Linux Embarcado, faço isso desde a Linux Developer Conference Brazil 2018. Compilei a versão “Campus Party” da última versão do kernel Linux para rodar na minha Raspberry Pi:
Em Janeiro e Fevereiro tive também três artigos publicados. Dois no Embarcados.com.br:
- Espruino: JavaScript no microcontrolador RISC-V
- Compilando a última versão do Kernel Linux para a Raspberry Pi 3B +
E um no blog da FilipeFlop:
Março
Em Março tive a oportunidade de participar dos eventos sobre as plataformas de prototipação preferidas dos makers. A Raspberry Pi JAM e o Arduino Day.
Durante a Raspberry Pi JAM, que aconteceu em Osasco na MultiSCHOLL, falei sobre o processo de boot Linux Embarcado da Raspberry Pi:
E pra variar teve versão do Kernel Linux customizada para o evento:
O Arduino Day é um evento bacana que acontece no mesmo dia em vários lugares do mundo. São as próprias comunidades locais que organizam os encontros. A comunidade do LHC (Laboratório Hacker de Campinas) organizou um Arduino Day em Campinas, e tive a oportunidade de falar sobre aspectos técnicos do microcontrolador ATMEGA328P e do Bootloader utilizado no Arduino:
Foi também em Março que tive uma das maiores surpresas do ano. Quem me conhece sabe que eu sou um cara do Linux, “dos open source” e tals. Mas vim de uma origem Microsoft, usei Visual Basic, Visual Studio e .NET por um bom tempo antes de cair de cabeça no mundo open source. Mas como o mundo dá voltas, lá estava eu dando suporte para um cliente que usava C# e queria migrar sua solução para Linux. Eu já sabia do Mono, tinha até feito algumas coisas em Raspberry Pi utilizando Mono, mas fui me atualizar e descobri o .NET Core. A maior surpresa nem foi o .NET Core em si, mas sim ver como a Microsoft estava tratando o .NET Core e seu ecossistema de forma open source, inclusive ativamente com comunidades no GitHub. E a confirmação disso veio com a experiência de contribuições minhas no projeto dotnet/iot da .NET Foundation. Contribui com a funcionalidade de acesso à múltiplos bancos de GPIO em Linux, utilizando o libgpiod:
Quem diria, a Microsoft seguindo o modelo de desenvolvimento open source, adicionando contribuições da comunidade em projetos oficiais. Foi muito bacana essa surpresa, e desde então o .NET Core tem se tornado uma das ferramentas e ecossistemas preferidos pra mim.
Abril
‘Abril foi um mês mais tranquilo. Fui convidado pra estar em Varginha-MG para palestrar durante o V Congresso Internacional do Grupo Unis. O tema do congresso em 2019 foi “O Mundo em Disrupção”. Foi uma oportunidade de falar sobre como o modelo open source, open hardware, tem sido fundamental, e é a base das disrupções tecnológicas atuais:
Maio
Em Maio passei um tempo brincando com o Arduino e tive a ideia de um projeto de Arduino dual core.
Esse projeto rendeu um artigo que foi publicado no Embarcados.com.br:
Junho
Infelizmente desde Dezembro de 2018 que eu não preparava nenhum conteúdo novo para o canal do YouTube MicroHobby. Estava tudo lá jogado as teias de aranha. Já iam completar 6 meses sem vídeo novo, e isso estava me deixando chateado. Me desculpem por isso. Em Junho retomei o projeto e coloquei como meta entregar no mínimo um vídeo por mês no canal. Aproveitando o conteúdo sobre o Prótotipo Arduino Dual Core, preparei um vídeo sobre:
Ainda em Maio a Microsoft lançou o seu novo Terminal. E fez uma propaganda muito legal, a la Smartphone top de linha, para divulgação. E em Junho que eu fui conferir esse novo terminal. Bom o terminal foi lançado, mas não estava disponível para download. E como a Microsoft vem seguindo o modelo open source, todo o código fonte do projeto, configurações e documentação estavam disponíveis no Github do projeto. Então realizei o clone do projeto e compilei eu mesmo o novo terminal do windows. Mostrei os passos de compilação e o novo terminal funcionando no vídeo:
E olha no que deu? Foi o segundo vídeo do canal com mais visualizações do ano. O canal em Junho estava com aproximadamente 500 inscritos.
Também em Junho rolou o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2019” organizado pelo Embarcados.com.br. Estive no stand da Toradex durante o evento, demonstrando os computadores em módulo da empresa. Uma demonstração legal que desenvolvi foi o ToraRex:
É um “robô catioro” com visão computacional que reconhece pessoas, e se move para o lado aonde há um grupo maior de pessoas. Fico devendo um vídeo no canal sobre o Tora Rex, em breve …
Julho
Em Julho eu sofri. Foi meu primeiro inverno depois de morar 3 anos e meio em Manaus. Tinha me esquecido como é frio aqui no Sudeste ❄️. Julho foi sem sombra de dúvidas o mês mais corrido e cheio do ano.
Tive o prazer de participar e contribuir com uma palestra no 14º Encontro de Programadores C&C+ do Brasil, no dia mais frio do ano em São Paulo ☃️, falando sobre “C/C++ Cross Development With Containers”:
Foi um dos eventos que mais gostei de participar durante esse ano. Na verdade eu nem sei o que eu estava fazendo lá. O nível das palestras foi MUITO alto, uma galera muito boa tecnicamente. Eu achei minha palestra a mais feijão com arroz.
Foi em Julho também que recebi alguns “presentinhos” do Clube Maker Hero da FilipeFlop. Postei o vídeo do “unboxing” da “Yellow Box” no canal MicroHobby:
Também em Julho rolou o TDC SP 2019 (The Developers Conference). Participei do primeiro dia, dividindo os tempo para assistir palestras em duas trilhas. E do último dia, onde tive a oportunidade de palestrar na trilha “Arduino Makers e Impressão 3D”, apresentando e demonstrando o porte do Espruino (JavaScript para microcontroladores) para o HiFive 1 (o primeiro microcontrolador fabrica em massa com arquitetura open hardware RISC-V):
Foi muito legal participar do TDC, sempre tive a vontade de participar, e esse ano consegui participar e palestrar no evento. Foi muito gratificante.
Ainda em Julho, mês longo, tive uma palestra aprovada (aos 40 minutos do segundo tempo) na DEBCONF 19. É meus amigos, a conferência de desenvolvedores e comunidade Debian mundial aconteceu aqui no Brasil em 2019. Submeti palestras, mas o primeiro feedback não foi positivo. Eu já tinha até meio que desistido, aliás estava com alguns problemas de agenda para a semana da conferência e já tinha até me conformado que não estaria por lá 😢. Mas para minha surpresa, a submissão de “segunda chamada”, com a proposta da palestra melhor descrita, foi aceita.
Foi bem corrido, porque eu tinha a palestra no TDC no Sábado dia 20, dia 21, Domingo, tinha que estar em Curitiba e dia 22 tinha que estar de volta em Valinhos. Mas o pior, o que na verdade estava tirando meu sono, era que a palestra teria que ser toda em Inglês. Foi a minha primeira palestra totalmente em inglês. Só ia participar da DEBCONF no Domingo, e não consegui aproveitar nada. Estava super ansioso por causa da palestra, fiquei a manhã inteira no hotel ensaiando. Mas no final acho que ocorreu tudo bem, foi uma experiência sensacional. Quando a palestra terminou veio aquele sentimento de “zerei a vida”. O ano podia terminar ali, que já tinha superado as expectativas.
Julho ainda! Fui convidado pelo grupo “Docker Campinas” para conversar com o sobre “C/C++ Cross Development With Containers”. Era a terceira vez que ia falar sobre o assunto, sendo que uma das vezes palestrei em Inglês 😎.
O assunto estava na ponta da língua, e eu vi na galera, que estava participando, uma atenção, uma gana pelo conhecimento que estava sendo compartilhado que me motivou muito. Foi, ao meu ver, a minha melhor execução dessa palestra. Ganhei também uma blusa do Docker de presente, que podem notar usei em quase todos os eventos que fui depois. Outra detalhe muito legal foi que o Meetup do grupo foi no iFood em Campinas. Pessoal do iFood tem um ambiente de trabalho muito bacana!
Julho estava já parecendo Agosto! Mas esse foi o último evento de Julho. Tive a oportunidade de conversar um pouco sobre “Database on the Edge com SQLite e .NET Core” durante o Database Weekend 2019 – Campinas:
Foi um Sábado inteiro de conteúdo sobre tecnologias de bancos de dados, BI e Data Science, só palestrante fera! Infelizmente para mim os “deuses das demos” não me estavam do meu lado. Levei uma demonstração IoT de persistência de dados utilizando MQTT e gravando os dados locais, caso a conexão de internet falhasse, em uma Raspberry Pi utilizando o dotnet/iot. No caso, a internet falhar seria intencional, para demonstrar os dados não sendo recebidos pelo dashboard do MQTT Broker, e depois quando a internet “voltasse” os dados persistidos em SQLite no Rasp seriam enviados ao dashboard, assim não perdendo nada durante a “falha de conexão”. O problema é que o evento não tinha internet. E uma demonstração de IoT sem internet, que grande b*&$@ 😢. Só consegui demonstrar a persistência local, pois realmente estava sem conexão, mas infelizmente não consegui mostrar os dados locais sendo atualizados no dashboard MQTT, na nuvem. Isso me deixou bem chateado, e na minha opinião essa foi a minha pior palestra do ano 😞.
Agosto
Uffa acabou Junho. Mas mesmo saindo de um mês cheio de atividades, Agosto não deu descanso e chegou com o pé na porta. Já no primeiro final de semana do mês aconteceu o evento mais esperado do ano, pelo menos pra mim 🤩. A Linux Developer Conference Brazil 2019. Mandei uma proposta pro call for papers e foi aceita. Pra mim, participar, e ter uma talk aceita, em um evento desses é sempre um grande orgulho, e também uma grande responsabilidade. Entre os palestrantes estão os maiores nomes do desenvolvimento do Kernel Linux Brasileiro, e do exterior. Estar de “penetra” entre essa galera é uma grande vitória.
No dia da minha talk eu não estava bem, febre, corpo ruim, pedindo arrego de um mês que me judiou bastante. Além de ter começado um projeto novo no trabalho, foram noites mal dormidas até nos finais de semana, preparando material, demonstrações pras talks e etc. O corpo estava pedindo arrego. Eu posso dizer que dei minha talk literalmente drogado 🤪. Mas de drogas licitas, claro. Aumentei minha dose de Prednisona, adicionei um analgésico, coloquei minha blusa do Docker, e vamos que vamos. Juntou tudo isso com a adrenalina e ansiedade de palestrar, sempre acontece, e coração estava a mil. Mas terminou tudo bem, coração aguentou, estou vivo para contar a história. Foi uma talk bem divertida, pelo menos eu me diverti. Até esqueci das dores na hora:
Também compilei uma última versão de desenvolvimento do Kernel Linux, como não podia faltar, customizada para o evento. Foi esse Kernel que rodou as minhas demonstrações em um Colibri iMX6DL da Toradex:
Outro acontecimento legal da Linux Dev BR foram as lightning talks. Talks curtinhas, no máximo 10 minutos, abertas para todos os participantes, sobre um assunto ligado a Linux, comunidade de software livre e afins. Foi então que tive a audácia de falar sobre o .NET Core e o projeto dotnet/iot. A onde já se viu falar de tecnologias Microsoft durante um evento de desenvolvedores Linux? Minha intensão era passar aquele sentimento, que descrevi acima em Março, de quando contribui para um projeto open source oficial da Microsoft, e rodando em Linux!
No começo as piadas foram inevitáveis, mas acho que a mensagem foi bem entregue. Ao meu ver a Microsoft realmente está “in love” com o Linux e tem comunidades de software livre bem organizadas e engajadas.
Bom, mas nem só de Linux Dev Conf foi Agosto. Ainda participei de uma talk, em modo entrevista, pro pessoal da GDG Lavras. Infelizmente, de novo por causa de conexão com a internet, ficou bem ruim a gravação da talk.
No canal MicroHobby eu postei um vídeo sobre “O que é Cross Compile”, é um dos vídeos que pensei para uma serie sobre os desafios da compilação cruzada, pretendo continuar com mais vídeos sobre em 2020:
Que também teve seu material publicado em formato de artigo no blog da FilipeFlop:
No meio de Agosto rolou também um encontro no LHC (Laboratório Hacker de Campinas) onde tive oportunidade, mais uma vez, de falar sobre “Cross Development com Containers”:
O último evento que participei em Agosto, o Nerdzão Day, foi muito legal. Rolou durante um Sábado na Câmara Municipal de São Paulo. Foram duas trilhas recheadas de conteúdo. Tive oportunidade de falar um pouco, em aspectos mais técnicos, sobre as contribuições no projeto dotnet/iot:
Rolou também aquela versão customizada do Kernel Linux pro evento:
Também resolvi postar no meu blog uma chamada pro evento, tentando explicar porque um cara “Linux” estava falando sobre tecnologias Microsoft:
Setembro
Tivemos uma entrega grande do projeto que iniciamos em Julho, bem no começo de Setembro. Depois disso as coisas acalmaram um pouco. Em Agosto tinha decidido voltar pra Minas Gerais, fazendo home office, para morar perto da família. Meus pais moram em Varginha. Isso mesmo a cidade do ET 👽! Foi em Setembro que fiz minha mudança. Aproveitando que estava em Minas, me coloquei a disposição por aqui na UNIFENAS, faculdade que me formei. Então eles me convidaram a dar um workshop. Trabalhei no material e ministrei o mini curso “Aplicações .NET Core em Containers Linux” durante a XXX Jornada de Computação da UNIFENAS Alfenas:
Em Setembro dei um gás no canal do YouTube. Postei três vídeos. Bem acima da expectativa de um vídeo por mês que tinha inicialmente. Aproveitei que estava estudando sobre o WSL (Windows subsystem for Linux) e montei um material para os vídeos:
Geralmente nos meus vídeos eu sigo um roteiro, que na verdade é um artigo. Então o roteiro dos vídeos acima também estão publicados no meu blog:
- Compilando seu Próprio Kernel Linux para Windows? WSL 2
- WSL x WSL 2 x Docker Desktop – Testando Performance Distro Ubuntu 18.04
Sobre o material “Compilando seu Próprio Kernel Linux para Windows”, o canal MicroHobby foi o primeiro a demonstrar essa possibilidade, pelo menos pelas buscas que fiz. Material super inédito.
No dia 23 de Setembro, foi lançado o .NET Core 3.0. E no blog post oficial da Microsoft sobre o lançamento, foi mencionado o projeto dotnet/iot, que foi lançado em conjunto com o .NET Core 3. Fiquei orgulhoso me sentindo parte do lançamento do .NET Core 3.0. Fiz um vídeo comentando as novidades do .NET Core 3 para IoT e Sistemas Embarcados:
Outubro
Em outubro eu continuei com as novidades do .NET Core 3.0 para sistemas embarcados. Na verdade eu dividi as novidades, e o material, em duas partes. O primeiro vídeo foi publicado em Setembro e o segundo em Outubro:
Os roteiros, artigos, das novidades também foram publicadas no Embarcados.com.br:
Além disso, segui dando um gás no canal do YouTube. Em outubro foram mais quatro vídeos, contando com a segunda parte das novidades do .NET Core. Novamente quebrando recorde de vídeos em um mês.
Os roteiros também foram publicados como artigos no meu blog:
- Linux – Kernel Space e User Space
- Fatos Sobre Docker Containers Linux
- O Android é uma Distribuição Linux – A Prova Definitiva
O vídeo sobre “O Android é uma Distribuição Linux- A Prova Definitiva” foi, sem sombras de dúvida o vídeo mais polêmico do canal no ano. Gerou bastante feedback e comentários 😜.
No final de Outubro o canal já estava com 957 inscritos, quase chegando aos nossos primeiros 1k inscritos.
Novembro
Novembro. Ah Novembro. Mês importante. Não só porque eu nasci em 14/11/1990. Mas também por que eu casei em 14/11/2019 👩❤️👨. Pois é. 2019 além de badalado, cheio dos eventos, palestras, expectativas extrapoladas, vitórias, derrotas (porque faz parte também), eu me casei no dia do meu aniversário. Foi o melhor presente de aniversário que poderia ganhar:
E Thamara Pires ganhou um Castello né. Pode adicionar o sobrenome e tals depois de casado, Matheus Castello … 😜. Acho que esse foi o achievement mais importante do ano. É uma decisão muito importante. E eu espero que o nosso casamento seja eterno, enquanto estivermos nesse mundinho chamado planeta Terra.
Em Novembro segui o combinado e postei um vídeo.
Que também teve seu roteiro, em formato de artigo, publicado no blog:
E chegamos emfim nos 1000 inscritos 🎉 🎊 🤗 🎊 💃 🥳 🥂!!
Dezembro
E 2020 já está na porta. Dezembro é aquele mês familiar, com um ar de esperança, de dever comprido. Em Dezembro postei três vídeos.
É incrível como qualquer coisa que tenha a palavra “hacker”, ou seus derivados, tenha sempre muito ibope. Foi um vídeo que postei dia 09/12 e continua acima da média, por período, de visualizações pro canal. Outro detalhe que deve ser notado é a qualidade do vídeo. 1k inscritos me motivou a melhorar a qualidade dos vídeos. Comprei uma câmera melhor, com um foco bom, e com resolução Full HD. A partir de Dezembro todos os vídeos estão em Full HD.
Outra vitória do ano inesperada. Recebi um Labrador V2 da Caninos Loucos pelo programa de testes da Robo Core. Eu estava namorando essa plaquinha, de fabricação Brasileira a muito tempo. Acho que desde quando ela foi anunciada. Mas como não estava sendo comercializada ainda, não tinha como eu ter acesso a uma. Cheguei a mandar alguns contatos pra fabricante, mas sem resposta. Até que a Robo Core abriu o programa de testes e a minha submissão foi aceita! Fiz um unboxing da Single Board Computer brasileira pro canal:
A meta pra esse começo de 2020 e Janeiro é explorar mais dessa plaquinha!
Em dezembro tem Natal, e coloquei como meta fazer um projeto divertido de Natal, utilizando embarcados, IoT, e tecnologias afins todo o ano. Aliás o projeto do ano passado virou também um artigo para o blog da FilipeFlop:
Esse ano eu fiz a minha versão Natalina das meias Netflix.
Quem se lembra das meias da Netflix? Foi um projeto bem divertido e engraçado de ser executado.
Conclusões / Agradecimentos
Você chegou até aqui, leu até aqui? Veja esse Darth Vader montado em um Charizard! Você merece:
Quero agradecer a todos que vem acompanhando meu trabalho. Não é fácil, e eu não ganho um centavo com tudo isso. Pelo menos não agora 🙃. E o que paga todo esse desafio? Sim, se propor a fazer alguma coisa, não desistir quando desanimar é sim um desafio. Acompanhar os comentários, os likes, saber que pelo mais simples, e besta que for a demonstração, eu consegui ajudar, ou abri a mente de alguém, ISSO NÃO TEM PREÇO.
Uma das coisas que me colocam pra cima, e me dão tesão na vida, é a paixão pelo meu trabalho, criar conteúdo sobre e transmitir o conhecimento adquirido. São nesses momentos que eu me sinto vivo. Eu gostaria mesmo de ser mais ativo nas comunidades, morar na capital do Brasil, que pra mim é São Paulo, desculpe-me Brasilia. “Infelizmente” tudo acontece em São Paulo. Mas pelas minhas condições, qualidade de vida, suporte familiar eu ainda prefiro morar no interior de Minas Gerais. Aliás uma das metas que vou colocar para 2020 é agitar mais as comunidades por aqui na região de Varginha/Alfenas.